MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL


O declínio do feudalismo abriu espaço para a consolidação de uma nova ordem política. A Europa conheceu um processo irremediável de fortalecimento do poder real. Vejamos o comentário seguinte:


“O absolutismo foi legitimado por teses contratuais. Ou seja, o poder centralizado do rei era explicado pela  existência de um contrato entre rei e sociedade. A sociedade espanhola era então compreendida, segundo o historiador Richard Morse, como uma entidade ordenada, na qual a tarefa de organizar a estrutura social pertencia ao rei. Além disso, as vontades do rei e do povo deveriam estar em harmonia, buscando o bem-estar comum.” (SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Klacicl Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo, Contexto: 2006, p.12)


Para a centralização desse poder político, característica das Monarquias Nacionais e dos Tempos Modernos, os soberanos recorreram, entre outros, aos seguintes meios:


A associação entre Coroa e Clero e uma descentralização na arrecadação de impostos  
A associação entre Coroa e burguesia nacional e à formação de exércitos permanentes.  
A associação entre a Coroa e a nobreza e à criação de uma organização administrativa específica;
A associação entre Coroa e nobreza com a centralização da justiça;  
A associação entre Coroa e os Senhores Feudais com a dinamização das administrações locais;  

Nicolau Maquiavel, em 1513, na Itália renascentista, escreveu:


"Um príncipe não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo freqüentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião. (…) O príncipe não precisa possuir todas as qualidades (ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso), bastando que aparente possuí-las. Um príncipe, se possível, não deve se afastar do bem, mas deve saber entrar para o mal, se a isso estiver obrigado". (Adaptado de Nicolau Maquiavel. O Príncipe).


Refletindo sobre essas concepções políticas, é correto afirmar em relação ao absolutismo, que:


A primeira revolução de caráter burguês e contra o absolutismo ocorreu na França.  
Na França os filósofos iluministas foram, em sua esmagadora maioria, favoráveis à política absolutista
As liberdades individuais e a preservação dos direitos alcançados pelos servos foram características do período absolutista.  
O período das práticas absolutistas foi maior na França foi mais extenso (mais longo) do que na Inglaterra.  
As disputas religiosas e entre igrejas não se relacionavam de forma alguma com as práticas absolutistas.  

Em tese, a chamada Primavera dos Povos começa no dia 22 de fevereiro, em Paris. Para contornar a proibição de reunião e associação imposta pela monarquia, os partidários de uma reforma do censo e do sufrágio organizaram, no mês de julho de 1847, uma manifestação regada a muitos discursos políticos. Considerando o processo descrito, assinale a alternativa correta:


As monarquias dos países vizinhos queriam assistir ao sucesso do movimento de 1848, dessa forma teriam a França como uma parceira comercial mais estável.
A presença de jovens nobres, descendentes da tradição monárquica europeia, apoiando o levante, deu força e prestígio ao movimento.
Os participantes se reuniram, embora saudados por rifles. A noite terminou, como não poderia deixar de ser, em muito sangue.
Nem mesmo o socialismo científico que caracterizou a revolução de 1789 influenciou os membros do movimento; tudo era motivado pelo liberalismo de Nicolau Maquiavel.  
O povo se mobilizava e tomava as ruas de Paris, simplesmente, porque queria o retorno urgente do Antigo Regime e a glória de outros tempos.

No que tange à política interacional e as relações comerciais entre os países, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

I. A expansão de investimentos exigidos pelos novos donos do poder explorou riqueza materiais nos continentes africanos e asiáticos, enquanto o continente americano vivia o período de libertação da condição de colônias.

II. Com a queda das economias europeias as lutas por independência nas antigas colônias ganharam a influência absoluta (sem oposições) dos EUA.

III. Com a queda do socialismo as resistências a imposição de uma hegemonia global caíram e o poder de barganha dos países periféricos caiu.

IV. A lógica da exploração se tornou móvel e não se prende tanto aos interesses de países quanto se prendem as grandes companhias internacionais de extração de matérias-primas.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I, III e IV
I, II e III
I e III
II e IV
III e IV

Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(  ) Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).

(  ) Criticada pelos liberais, elogiada pelos intervencionistas, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.

(  ) A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando este comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.

( ) No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; V; V; V.
V; V; V; F.
V; V; V; V.

Após refletir sobre a obra de Max Weber, o moderno e as possibilidades de escolha, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(  ) Toda a percepção moderna do “fazer escolhas” passa, necessariamente, pelo entendimento do que era predestinação espiritual ao Céu e/ou Inferno.

 (  ) O primeiro valor que caracteriza a condição moderna é o apreço pela tomada de decisão, ou o ímpeto de fazer escolhas.

(  ) Ser moderno significa uma visão da vida em termos de alternativas, preferências, possibilidades experimentadas.

( ) A escolha, naturalmente, implica uma racionalidade mais deliberada e consciente de si mesma.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; F; F.
F; F; F; F.
V; V; F; V.
F; V; V; V.
V; V; V; V.

Após refletir sobre o que propôs Anthony Giddens ao afirmar que esse indivíduo moderno pensa o seus espaço e o seu tempo de forma ampla e globalizada e enxerga o conhecimento e suas virtudes como componente integrado à sua vida, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 (  ) Separação de tempo e espaço: a condição para a articulação das relações sociais ao longo de amplos intervalos de espaço-tempo, incluindo sistemas globais;

(  ) Reflexidade institucional: o uso regularizado de conhecimento sobre as circunstâncias da vida social como elemento constitutivo de sua organização e transformação.

(  ) Nulidade da persona: a personalidade  que conhece um ciência, ou arte, não se afirma junto à sua obra; não se assina o que se produz, não se reivindica direitos sobre a criação.

(  ) Nostalgia espaço-temporal: vida vivida sob um saudosismo do pretérito, pouco atida ás contingências do presente e absolutamente despreocupada com os prognósticos futuros.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V.
V; F; V; F.
F; F; F; F.
V; V; F; V.
V; V; F; F.

Após refletir sobre a obra de Max Weber, o moderno e as possibilidades de escolha, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta:


O homem moderno passa a conceder mais espaço social ao arbítrio feminino até o ponto atual, no qual a mulher decide integralmente o que fazer no casamento.
O primeiro valor que caracteriza a condição moderna é o apreço pela tomada de decisão, ou o ímpeto de fazer escolhas.
A escolha, naturalmente, implica uma fé inegociável no cristianismo católico, pouco deliberada e menos consciente.  
Toda a percepção moderna do “fazer escolhas” passa, necessariamente, pelo entendimento do que era predestinação espiritual ao Céu e/ou Inferno.
Ser moderno significa uma visão da vida em termos de entrega absoluta do arbítrio à sorte, sem nada decidir ou escolher.

Leia com atenção o texto seguinte:


"A monarquia absoluta foi uma forma de monarquia feudal diferente da monarquia dos Estados medievais que a precedeu; mas a classe dominante permaneceu a mesma, tal como uma república, uma monarquia constitucional e uma ditadura fascista podem ser todas [elas] formas de dominação burguesa." (Christopher Hill,"Um comentário", citado por Perry Anderson em Linhagens do Estado Absolutista.)


O texto apoia a seguinte afirmação:


Os Estados medievais que precederam a monarquia absolutista eram igualmente estados burgueses.  
Os Estados medievais podem ser considerados Estados de transição entre o poder dos nobres e o poder dos camponeses.  
A expressão "monarquia feudal" não é aplicável aos Estados medievais porque esses tinham um caráter popular que representava o campesinato.  
O absolutismo foi uma forma de dominação da nobreza legitimado por teóricos e pelo Clero.  
O absolutismo foi politicamente neutro do ponto de vista social, se esquivando de tomar partido da nobreza.

Após refletir sobre o advento da chamada Pós-modernidade, sua essência processual e seus desdobramentos, analise as afirmativas seguintes, assinalando a alternativa correta:


A razão é percebida como um instrumento nas mãos dos fracassados e a intuição passa a reger todos os empreendimentos pós-modernos.
Representa a retração do conhecimento em todas as áreas, potencializados pela fragilização das bases da globalização sucateamento das mídias.
Potencializa o teocentrismo e o apego ao religiosismo medieval com alternativa ao antropocentrismo moderno.
A tecnologia implementada é desumanizadora. Pouco a pouco, o otimismo da modernidade dá lugar ao desencantamento e à desilusão.
Vê consolidar-se os três alicerces fundamentais do humanismo moderno: igualdade, fraternidade e liberdade.  
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